Com idades entre 9 e 12 anos, os estudantes que participaram do programa Dala
Barba em Foz do Iguaçu estão na 4ª série do ensino fundamental
da Escola Municipal João Adão da Silva.
A cerimônia de formatura da 2ª Turma do Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba em Foz do Iguaçu aconteceu no auditório do Fórum Trabalhista da cidade no último dia 28. Ao todo, 32 crianças receberam o certificado de conclusão. Com idades entre 9 e 12 anos, os estudantes estão na 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal João Adão da Silva. As crianças também receberam presentes, arrecadados em campanha solidária pelos servidores do Fórum. As atividades foram realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ªRegião (TRT-PR) com o apoio do Município de Foz e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Compareceram na solenidade a coordenadora geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu, Luzia Franco Duarte, e a coordenadora do curso de Pedagogia da Unioeste, Joceli de Fátima Arruda Sousa. Na solenidade foi passado um vídeo retrospectiva com os momentos marcantes da turma ao longo do projeto. Em seguida, transmitiu-se uma mensagem de vídeo encaminhada pelo Coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, que destacou a importância dos estudos. “Nunca deixe de acreditar nos seus sonhos e nunca deixe de estudar. Esse é o melhor caminho para você chegar onde você quer. Acredite em você”.
Entre os presentes na solenidade, estavam também a juíza diretora do Fórum, Fernanda Hilzendeger Marcon, a juíza titular da 2ª Vara, Luciene Cristina Baschiera, o coordenador do Dala Barba em Foz do Iguaçu, Luciano Marcelo Cardoso, e os diretores, servidores e estagiários das três Varas do Trabalho de Foz do Iguaçu. A juíza Fernanda Hilzendeger Marcon e a coordenadora geral do Ensino Fundamental, Luzia Franco Duarte, parabenizaram os alunos pela dedicação, comentaram a importância da iniciativa e agradeceram às professoras e à parceria institucional com a Unioeste.
O diretor da Escola João Adão, José Luiz da Silva Acosta, agradeceu pelos frutos da iniciativa. “Vocês impactam diretamente a vida das crianças e ajudam a construir um futuro melhor, uma sociedade mais justa e solidária.” Joceli de Fátima Arruda Sousa, coordenadora do curso de Pedagogia da Unioeste, comentou a importância da parceria em expandir o impacto da universidade para a sociedade. “A parceria com o TRT materializa o que há de mais essencial na missão de uma universidade pública: a Extensão. Este projeto conjunto é a prova de que o conhecimento gerado dentro da academia não pode ficar restrito aos muros do campus: ele deve ser irradiado para a sociedade e atuar como força transformadora.”
O Projeto Dala Barba objetiva criar oportunidades de vida para os alunos por meio do ensino técnico relacionado ao exercício da cidadania. As aulas vão desde noções básicas de informática até temas de Direito. A iniciativa, em vigor na capital paranaense desde 2005, estendeu sua atuação para Foz do Iguaçu no ano passado, quando foi formada a primeira turma.
Texto: João Vitor Soares, com supervisão de HC / Ascom TRT-PR