Broches distribuídos na Seção Especializada foram utilizados pelas magistradas
e pelos magistrados durante os julgamentos nesta terça-feira (7).

 

A Seção Especializada (SE) do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) dedicou a sessão de julgamento do dia 7 de outubro à campanha Outubro Rosa. A presidente do Colegiado, desembargadora Thereza Cristina Gosdal, abriu os trabalhos para lembrar que a campanha é mundial e teve início na década de 90 para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. 

 A presidente da SE, desembargadora Thereza Cristina Gosdal (à direita),
lembrou importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Durante este mês, diversas instituições promovem palestras, campanhas de arrecadação, mutirão de exames e outras atividades educativas, o que permite ampliar o alcance e o engajamento da sociedade”, ressaltou.

Durante a sessão, além do pronunciamento da magistrada foram distribuídos às(aos) desembargadoras(es), advogadas(os) e servidoras(es) broches rosas, em lembrança ao Outubro Rosa. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Aproximadamente, um quarto dos novos casos. 

Apesar da incidência, quando ele é detectado de forma precoce, as chances de cura podem ultrapassar 90%, sem perda da mama. Embora em percentual menor, o câncer de mama também acomete homens. A prevenção se dá por meio de hábitos de vida saudáveis, como alimentação, prática de atividades físicas e manutenção do peso ideal e a realização regular de exames, sendo possível detectar o câncer de mama pelo autoexame e pela mamografia, exame recomendado para mulheres entre 50 e 69 anos.

Texto: Gilberto Bonk Junior / Ascom TRT-PR

Fotografias: João Vitor Soares / Ascom TRT-PR, com supervisão de HC / Ascom TRT-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *