A cerimônia de posse do juiz Sandro Antônio dos Santos como titular da Vara do
Trabalho de Dois Vizinhos foi realizada no dia 3, no gabinete da Presidência do TRT-PR.
O juiz Sandro Antônio dos Santos foi promovido ao cargo de Juiz Titular da Vara do Trabalho de Dois Vizinhos. A cerimônia de posse foi realizada na última sexta-feira (3) e foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Célio Horst Waldraff. O ato contou com a presença de familiares do empossado, servidoras(es) e colegas magistradas(os).
O juiz Sandro Antônio dos Santos é natural de São Miguel do Oeste (SC). Casado e pai de três filhos, o novo titular da Vara do Trabalho de Dois Vizinhos é formado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e tem especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Além do bacharelado em Direito, o magistrado também é formado em Piano Clássico e atualmente cursa a terceira graduação com o curso de Nutrição.
Além do bacharelado em Direito, o magistrado também é formado em
Piano Clássico e atualmente cursa a graduação em Nutrição.
Aos 17 anos sua vida profissional se iniciou com um estágio. O primeiro concurso que Sandro Antônio dos Santos foi aprovado foi aos 18 anos de idade, como comissário da infância e adolescência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC). Ele também foi servidor público do TRT catarinense (TRT da 12ª Região) e, em 2009, tornou-se juiz do trabalho por meio de concurso público de provas e títulos, já no TRT do Paraná. No cargo de juiz substituto, o magistrado atuou em diversas varas do trabalho, tanto na capital quanto no interior paranaense. Sua última lotação antes da promoção foi no Fórum Trabalhista de Toledo.
Ao ser promovido ao cargo de Juiz Titular, o magistrado Sandro Antônio dos Santos declarou que é uma alegria poder voltar a uma região que conhece bem, inclusive devido à proximidade com sua cidade natal. Para a comunidade daquela cidade, o juiz Sandro afirmou que sua atuação é pautada pelo respeito aos princípios do Direito e pelo cuidado com cada caso a ser julgado, mas sem deixar de lado a celeridade. “Eu gosto de que cada processo tenha sua análise ponderada, porque cada história é diferente. Então acho que a sociedade pode contar com isso, que eu vou analisar as provas de cada caso. Em relação a entrega da prestação jurisdicional, eu sou um juiz que não atrasa a sentença, que mantém o serviço em dia, porque a sociedade espera isso de nós juízes”, declarou.
Em breve discurso, o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff disse que a atuação de um juiz é construída ao longo de toda a sua trajetória de vida. “O juiz Sandro é um melômano (amante da música), um musicista e um estudioso permanente, significando que o juiz deve estar sempre preocupado com a harmonia e com o estudo permanente. Essa missão de pacificar com a Justiça Social é sagrada e foi dedicada a nós pela Constituição. Estamos aqui dedicados a essa missão cotidianamente”, discursou.
Dois Vizinhos
O município de Dois Vizinhos fica na Região Sudoeste do Paraná e tem uma população de cerca de 47 mil habitantes, e tem uma média salarial de 2,3 salários mínimos, com um PIB de R$ 2 bilhões, segundo o IBGE (2021). A economia é forte no setor agroindustrial e a cidade é considerada a capital nacional do frango, em razão da grande quantidade de abates deste tipo de ave. A Justiça do Trabalho está diretamente presente naquela cidade desde 2005, quando foi criada a Vara do Trabalho local.
Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR
Fotografia: Jason Silva / Ascom TRT-PR