Durante a visita ao Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu, os alunos
ocuparam as posições de juízes, partes, advogados
e testemunhas e participaram de audiências simuladas.
Os alunos da segunda turma do Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba de Foz do Iguaçu participaram, no dia 24 de outubro, de uma visita guiada ao Fórum da Justiça do Trabalho na cidade. As crianças foram recepcionadas pela juíza diretora do Fórum, Fernanda Hilzendeger Marcon, titular da 3ª Vara do Trabalho, e pela juíza titular da 2ª Vara do Trabalho, Luciene Cristina Baschiera, além de servidoras(es) e estagiárias(os) das três unidades locais.
A atividade contou ainda com a participação da professora e pedagoga Luciane Klein, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), parceira do Programa Bala Barba em Foz; e também com a presença do professor José Luiz da Silva Acosta, diretor da Escola Municipal João Adão da Silva, onde estudam os participantes do programa.
A turma foi dividida em três grupos, ficando a cargo de cada uma das varas um grupo de alunos, que foram instruídos com informações básicas acerca de processos e funcionamento das secretarias. Na sequência, os alunos ocuparam as posições de juízes, partes, advogados e testemunhas e participaram de audiências simuladas, com o apoio dos secretários de sala de audiências do Fórum. A atividade lúdica teve como tema de fundo o conto de fadas “Cinderela”. Ao final, os visitantes receberam um lanche oferecido pela Direção do Fórum.
Em nome dos alunos, o professor João Adão da Silva agradeceu à Justiça do Trabalho pela atividade e pela atuação do Programa Dala Barba: “Agradeço imensamente ao Tribunal por tudo que tem proporcionado para as nossas crianças. Vocês impactam diretamente a vida deles e ajudam a construir um futuro melhor, uma sociedade mais justa e solidária”.
O coordenador do projeto em Foz do Iguaçu, Luciano Marcelo Cardoso, enfatizou que a visita guiada é um dos pontos altos do cronograma de aula das turmas: “É um momento ímpar de aproximação real delas com o Poder Judiciário, e o acolhimento faz toda a diferença”.
As aulas do curso prosseguem com conteúdos de cidadania e informática. É prevista para o próximo dia 12 de novembro, a realização de uma aula magna sobre trabalho infantil, a ser ministrada por um procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), para cerca de 150 crianças matriculadas na quarta série da Escola Municipal João Adão da Silva. A formatura da segunda turma do Programa Dala Barba em Foz está prevista para o dia 28 deste mês.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
Fotografia: Foro de Foz do Iguaçu