Aulas do programa Dala Barba em Foz do Iguaçu acontecem na Escola
Municipal de Ensino Fundamental João Adão da Silva

Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dala Barba de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, reiniciou as atividades no último dia 19 de setembro, com a aula inaugural ministrada pela juíza do Trabalho Fernanda Hilzendeger Marcon, diretora do Fórum Trabalhista de Foz. Esta é a segunda turma do curso que é realizado anualmente e que tem como objetivo a capacitação básica em informática e o ensino de noções de Direito e Cidadania. Em Foz, o projeto Dala Barba é fruto de uma parceria institucional entre o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), o Município e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O conteúdo do curso segue o mesmo modelo daquele que é realizado em Curitiba desde 2005 (clique aqui e saiba mais), com aulas sobre noções básicas de informática (Windows, internet, e-mail, Word e prática de digitação) e ergonomia. Quanto aos temas relativos à construção da cidadania, serão abordados assuntos como a acessibilidade, Direitos Humanos, inclusão, direitos e deveres da criança e do adolescente, erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil, prevenção às drogas e violência urbana, trabalho decente e trabalho seguro, o que é a Justiça do Trabalho, entre outros.

A turma deste ano é composta por 32 crianças entre 9 e 11 anos, todos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Adão da Silva, em Foz do Iguaçu. Eles assistiram a aula inaugural, que foi ministrada pela juíza Fernanda. Na ocasião os alunos foram introduzidos aos temas que serão tratados nas aulas e falaram sobre suas expectativas. Além da magistrada, a primeira aula também teve a participação do coordenador do projeto, o servidor do TRT-PR Luciano Marcelo Cardoso, da professora da Unioeste Luciane Klein, e do diretor da Escola João Adão da Silva, o professor José Luiz da Silva Acosta.

Luciano Marcelo Cardoso é diretor da 2ª Vara do Trabalho e coordenador do Projeto Dala Barba de Foz do Iguaçu. Ele conta que os conteúdos de informática e pedagogia ficarão a cargo da Unioeste, sob coordenação da professora Joceli de Fatima Arruda Sousa e que também haverá a contribuição da professora Luciane Klein e dos acadêmicos daquela instituição. “As noções de direito e cidadania, além do acompanhamento da Unioeste, serão chanceladas pela Direção do Fórum de Foz do Iguaçu com participação voluntária de operadores do direito convidados, a exemplo de servidores, advogados, juízes e procuradores do trabalho”, afirmou.

Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TR-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *