A Escola Judicial do TRT-PR disponibiliza, em seu canal oficial, a palestra “A Reforma Trabalhista na Argentina”, ministrada pelo professor Pablo Arnaldo Topet. A atividade foi fruto de uma parceria entre a Escola Judicial (EJUD), a Clínica Direito do Trabalho (CDT) e o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A aula ocorreu no dia 23 de abril, quando Topet estava em Curitiba para participar do congresso Direito Internacional do Trabalho e Sindicalismo, promovido pela EJUD e pelo TRT-PR. Para além do noticiário internacional, o professor apresentou ao público brasileiro detalhes do polêmico processo legislativo argentino. Embora tenha enfrentado forte resistência judicial e manifestações populares, a reforma foi aprovada pelo Senado do país em maio deste ano.

Segundo o professor Topet, a principal característica das alterações promovidas pelo governo atual é a fragilizar a proteção ao trabalho. Entre os pontos destacados pelo palestrante estão a criação de barreiras ao direito de greve, a exclusão de trabalhadores de plataformas digitais da rede de proteção trabalhista e restrições à responsabilidade solidária entre empresas.

O especialista avalia que, para atingir esses objetivos, o governo buscou desmontar o sistema sindical argentino – considerado um dos mais organizados da América Latina – como forma de desarticular a luta coletiva da categoria.

Em sua análise, Topet pondera que a reforma estimula uma espécie de “neofeudalismo”, no qual o Estado abre mão de sua soberania e grandes corporações impõem seus próprios regulamentos, o que resulta na piora das condições de vida do cidadão comum.

Serviço
Para assistir à palestra do professor Pablo Arnaldo Topet, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *